sábado, 19 de janeiro de 2013

Caça ao tesouro




Olá pessoal , estamos em Janeiro é época de organizar acampamentos ... Nos próximos dias postaremos várias dicas para organização do acampamento. Nós também estamos organizando o nosso e sabemos que toda dica é sempre bemvinda. Hoje a dica ( já solicitada aqui no nosso bate-papo ) é  caça ao tesouro.
Geralmente realizamos essa atividade à noite , apos o culto ( fica muito mais emocionante) .Para isso lembre-se de solicitar que todos levem lanternas .
 As dicas que vamos colocar aqui são tiradas de experiências que já tivemos organizando ou então participando de acampamentos  ( cá entre nós não foram poucos rsrs) .
Bom , como o próprio nome já diz , o grupo terá que caçar o tesouro através de pistas .Quem achar primeiro , ganha ! Mas o grande problema para quem organiza esse tipo de brincadeira é : Será que vai dar certo ? E sabe por que ? Simples ,quem aqui nunca realizou ou participou de uma brincadeira dessa que deu um problema com a pista , ou sumiu , ou os grupos pegaram a pista errada , ou então o tesouro foi escondido em um lugar tão "difícil "que acharam antes do tempo ...rsrs
Quem nunca ???Eu poderia enumerar muitos desses "probleminhas" que podem acabar com a brincadeira .Mas não é pra isso que estamos aqui , um Caça ao tesouro bem planejado pode ser muuuito divertido !Deixe bem claro o regulamento .Ele deve ser bem detelhado e só pode ser dado no início da tarefa ( nada de dar informações durante a execução , pois vc corre o risco de favorecer alguma equipe)

1.Escolha os locais de esconderijo de pistas.

Você deve durante o dia analisar e marcar lugares onde as pistas podem ser escondidas.É importante que você tenha lugar para fazer caminhos diferentes para cada equipe (assim você não corre o risco de uma equipe pegar a pista da outra) .
A pista pode levar a  uma placa de um carro estacionado no acampamento , no tronco de uma arvore , em um arbusto perto da piscina , enfim... Lembre-se de que vc deve sempre prezar pela segurança .Nada de colocar pistas no telhado , em locais de mata fechada ... É bom sempre deixar bem claro durante a explicação do regulamento que nunca ,em hipótese alguma ,haverá uma pista em locais como esses .Pode acreditar , tem gente que pensa em procurar em lugares assim ! kkkk

- Você pode criar um mapa do local do acampamento e marcar nele o local das pistas e em cada local que a equipe chegar ela deve por exemplo pegar uma bandeira , uma ficha , ou até mesmo um pedaço de um enigma que pode ter haver com o tema do acampamento .

 - Você pode deixar uma das pistas com um dos equipantes do acampamento na entrada da chácara ou em um outro lugar específico.

2. Como serão as pistas

- Você pode ser direto colocando apenas o nome do local .Ex: Campo de futebol / Quadra / Portão de entrada .
- Você pode utilizar de charadas . Ex: Você só pode entrar aqui se passar por mim ...
R: Portão de entrada
- Você pode utilizar de versiculos bíblicos que remetam a locais do acampamento .Você entrega as referências e eles terão que achar , ler e decifrar sobre qual lugar se refere. Ex: "... dá-me de beber  um pouco da água do teu cântaro." Gen 24:17  R: Bebedouro .

3.Escolha o método que vai ser utilizado para escrever as pistas :

- Escrever em código : Você cria um código onde substitui-se um desenho , número ou símbolo por uma letra. Entrega 1 cópia  do código para cada grupo e escreve onde está a pista utilizando do mesmo como escrita.Nós já fizemos à mão , com desenhos e tal e também pelo computador (utilizando fontes de desenhos (webdings) e tantas outras .

- Escrever em placas de PVC ( corte pedaços de forro de PVC ) , escreva com caneta permanente ,se não for com essa apaga tudo , você pode tanto escrever as pistas , quanto escrever números que "liberam" algumas pistas - Se vc fez o mapa por exemplo , pode liberar para que procurem a pista que corresponde ao numero encontrado.

- Escrever com "caneta invisível" , compra-se na região da 25 de março . Só pode ser lida no escuro com a luz negra que vem na tampa dela . É o máximo !

4. O Tesouro

Pode estar escondido no local que leva a ultima pista , ou a ultima pista pode levar até uma pessoa ou você mesmo para a entrega do prêmio.Nós , particularmente , gostamos muuuuuito de esconder o tesouro na piscina , para isso colocamos uma placa de pvc escrito TESOURO .
O tesouro em si pode ser apenas pontos para equipe , mas recomendamos um incentivo a mais , como uma cesta de chocolates ou uma caixa de bombom por exemplo ... Vai da verba disponível , que só quem organiza acampamento sabe do que eu estou falando ... Lembre que se for dar chocolates levar o suficiente para todos e incentivar os ganhadores a dividirem com as outras equipes os chocolates ... É bem legal !
Espero que gostem...Tentamos ser o mais didáticos possível . Qualquer duvida ou sugestão de dicas para caça ao tesouro deixe o seu comentário ou nos envie um e-mail , ok ?

Deus abençoe vocês !

7 comentários:

jojó disse...

muuito, legal, eu fiz na igreja sem muito espaço e foi demais, escondemos o tesouro no conjunto de jovens e foi muito divertido, o premio foram pacotes com 4 bis, e o grupo vencedor escolhia 2 jovens do grupo que perdeu pra assim dividir o premio, foi muito significativo. bjs
joice

Unknown disse...

Amei as dicas, pois nunca brinquei de caça ao tesouro kkk
E eu precisava exatamente pra amanha no "acampadentro" da Rede de Crianças, só que até eu que sou tia vou me divertir kkk
Obrigada ! Fiquem com Deus. Beijos

eliza disse...

legal, vou fazer com os adolescentes..

Anônimo disse...

MUITO LEGAL, AMEI!!

SUCESSO!

Matheus Mesquita disse...

Eu estou com um pouco de dificuldade para elaborar: eu não conheço o lugar, ms eu tenho algumas fotos de lá. Vou ver se pelas fotos eu consigo ter alguma ideia. O local é um sítio.

Adriana disse...

Gostaria de receber por e-mail sugestão de dicas para caça ao tesouro. Pistas através de versículos da bíblia, estarei realizando um acampamento de férias na próxima semana em um sítio. Obrigada!

Vamos ao Debate disse...

Olá bom , eu quero organizar uma caça ao tesouro no meu colegio , mas não sei como elaborar enigmas e desafios para os meus colegas jovens\Adolescentes . E depois não sei o que da no grupo vencedor . Preciso de uma ideia . " se puder me responder no meu e-mail também agradeceria khetsyaprata@icloud.com