sábado, 19 de janeiro de 2013

Caça ao tesouro




Olá pessoal , estamos em Janeiro é época de organizar acampamentos ... Nos próximos dias postaremos várias dicas para organização do acampamento. Nós também estamos organizando o nosso e sabemos que toda dica é sempre bemvinda. Hoje a dica ( já solicitada aqui no nosso bate-papo ) é  caça ao tesouro.
Geralmente realizamos essa atividade à noite , apos o culto ( fica muito mais emocionante) .Para isso lembre-se de solicitar que todos levem lanternas .
 As dicas que vamos colocar aqui são tiradas de experiências que já tivemos organizando ou então participando de acampamentos  ( cá entre nós não foram poucos rsrs) .
Bom , como o próprio nome já diz , o grupo terá que caçar o tesouro através de pistas .Quem achar primeiro , ganha ! Mas o grande problema para quem organiza esse tipo de brincadeira é : Será que vai dar certo ? E sabe por que ? Simples ,quem aqui nunca realizou ou participou de uma brincadeira dessa que deu um problema com a pista , ou sumiu , ou os grupos pegaram a pista errada , ou então o tesouro foi escondido em um lugar tão "difícil "que acharam antes do tempo ...rsrs
Quem nunca ???Eu poderia enumerar muitos desses "probleminhas" que podem acabar com a brincadeira .Mas não é pra isso que estamos aqui , um Caça ao tesouro bem planejado pode ser muuuito divertido !Deixe bem claro o regulamento .Ele deve ser bem detelhado e só pode ser dado no início da tarefa ( nada de dar informações durante a execução , pois vc corre o risco de favorecer alguma equipe)

1.Escolha os locais de esconderijo de pistas.

Você deve durante o dia analisar e marcar lugares onde as pistas podem ser escondidas.É importante que você tenha lugar para fazer caminhos diferentes para cada equipe (assim você não corre o risco de uma equipe pegar a pista da outra) .
A pista pode levar a  uma placa de um carro estacionado no acampamento , no tronco de uma arvore , em um arbusto perto da piscina , enfim... Lembre-se de que vc deve sempre prezar pela segurança .Nada de colocar pistas no telhado , em locais de mata fechada ... É bom sempre deixar bem claro durante a explicação do regulamento que nunca ,em hipótese alguma ,haverá uma pista em locais como esses .Pode acreditar , tem gente que pensa em procurar em lugares assim ! kkkk

- Você pode criar um mapa do local do acampamento e marcar nele o local das pistas e em cada local que a equipe chegar ela deve por exemplo pegar uma bandeira , uma ficha , ou até mesmo um pedaço de um enigma que pode ter haver com o tema do acampamento .

 - Você pode deixar uma das pistas com um dos equipantes do acampamento na entrada da chácara ou em um outro lugar específico.

2. Como serão as pistas

- Você pode ser direto colocando apenas o nome do local .Ex: Campo de futebol / Quadra / Portão de entrada .
- Você pode utilizar de charadas . Ex: Você só pode entrar aqui se passar por mim ...
R: Portão de entrada
- Você pode utilizar de versiculos bíblicos que remetam a locais do acampamento .Você entrega as referências e eles terão que achar , ler e decifrar sobre qual lugar se refere. Ex: "... dá-me de beber  um pouco da água do teu cântaro." Gen 24:17  R: Bebedouro .

3.Escolha o método que vai ser utilizado para escrever as pistas :

- Escrever em código : Você cria um código onde substitui-se um desenho , número ou símbolo por uma letra. Entrega 1 cópia  do código para cada grupo e escreve onde está a pista utilizando do mesmo como escrita.Nós já fizemos à mão , com desenhos e tal e também pelo computador (utilizando fontes de desenhos (webdings) e tantas outras .

- Escrever em placas de PVC ( corte pedaços de forro de PVC ) , escreva com caneta permanente ,se não for com essa apaga tudo , você pode tanto escrever as pistas , quanto escrever números que "liberam" algumas pistas - Se vc fez o mapa por exemplo , pode liberar para que procurem a pista que corresponde ao numero encontrado.

- Escrever com "caneta invisível" , compra-se na região da 25 de março . Só pode ser lida no escuro com a luz negra que vem na tampa dela . É o máximo !

4. O Tesouro

Pode estar escondido no local que leva a ultima pista , ou a ultima pista pode levar até uma pessoa ou você mesmo para a entrega do prêmio.Nós , particularmente , gostamos muuuuuito de esconder o tesouro na piscina , para isso colocamos uma placa de pvc escrito TESOURO .
O tesouro em si pode ser apenas pontos para equipe , mas recomendamos um incentivo a mais , como uma cesta de chocolates ou uma caixa de bombom por exemplo ... Vai da verba disponível , que só quem organiza acampamento sabe do que eu estou falando ... Lembre que se for dar chocolates levar o suficiente para todos e incentivar os ganhadores a dividirem com as outras equipes os chocolates ... É bem legal !
Espero que gostem...Tentamos ser o mais didáticos possível . Qualquer duvida ou sugestão de dicas para caça ao tesouro deixe o seu comentário ou nos envie um e-mail , ok ?

Deus abençoe vocês !

5 comentários:

jojó disse...

muuito, legal, eu fiz na igreja sem muito espaço e foi demais, escondemos o tesouro no conjunto de jovens e foi muito divertido, o premio foram pacotes com 4 bis, e o grupo vencedor escolhia 2 jovens do grupo que perdeu pra assim dividir o premio, foi muito significativo. bjs
joice

Camila Alves disse...

Amei as dicas, pois nunca brinquei de caça ao tesouro kkk
E eu precisava exatamente pra amanha no "acampadentro" da Rede de Crianças, só que até eu que sou tia vou me divertir kkk
Obrigada ! Fiquem com Deus. Beijos

eliza disse...

legal, vou fazer com os adolescentes..

Rita de Cassía disse...

Adorei seu blog é lindo e seu trabalho fantastico parabéns S2



Pesquisas relacionadas a atividades biblicas

atividades biblicas para imprimir

atividades biblicas infantis

Desenhos biblicos para pintar

Desenhos biblicos para colorir

Smilinguido biblicos para colorir e pintar

Ideias para se trabalhar na criação do mundo

Anônimo disse...

MUITO LEGAL, AMEI!!

SUCESSO!