terça-feira, 11 de maio de 2010

Exemplo de Fé

1 Samuel 1:20
Esse trecho nos conta a história de Ana , esposa de Elcana , este tinha  duas mulheres , Ana e Penina.
Penina tinha filhos e Ana era estéril .Todos os anos eles participavam de uma festa judaica que celebrava as bênçãos da colheita ,onde adoravam e sacrificavam ao Senhor.Por mais que essa fosse uma situação muito alegre e festiva ,a tristeza de Ana era maior . Sem contar que tinha que conviver com as provocações de sua rival (vers6), Ana sabia que seu marido a amava ,mas ela se sentia inferior , amargurada , numa tristeza profunda ... Ana só chorava e não comia (vers7)
Quantas vezes não nos sentimos assim ? Tristes ,magoados , abatidos.... Sendo que temos muitos e muitos motivos para nos alegrar , para agradecer a Deus para celebrar com ele ... Mesmo assim , muitas vezes esse sentimentos querem nos corromper , destruir ,estinguir as nossas forças... Ana se sentia asssim . Mesmo seu marido tentando consolá-la(vers.8) , não era o bastante , aquela angústia , parecia não ter fim . Foi então que Ana nos deu um exemplo de muita fé. A disposição para alcançar o impossível que só Deus pode dar.Ela clamou pelo Senhor dos Exercitos , pois sabia que ele era poderoso o suficiente para travar essa batalha com ela.Ana tomou uma ATITUDE diante de Deus. Quando pesquisei sobre significados , explicações para a palavra atitude , achei uma que acho bastante contundente :

"Atitude É a tendência de uma pessoa de julgar situações como boas ou ruins, desejáveis ou indesejáveis e escolher AGIR."

Ana escolheu agir naquele momento .Decidiu tomar uma atitude que mudaria toda a sua vida . Ana foi até o templo e ali OROU ao Senhor . Mesmo com amargura de alma ( vers10) , Ana Orou e chorou abundantemente , e fez um voto ao Senhor que se dela lembrasse e desse um filho varão ela o entregaria ao Senhor.Ana sabia que o "lembrar" de Deus é agir em nosso favor . E quando Deus age, algo sobrenatural acontece. Enquanto Ana orava no coração somente seus labios mexiam , portanto Eli a teve por embriagada (vers13).Ana orava com toda a intensidade da sua alma . Podemos entender isso ? Mesmo quando a tribulação , o choro , o desespero é grande , devemos buscar no fundo de nossa alma a vontade , o desejo intenso de Orar a Deus.Mesmo com a cusação de Eli , Ana não se deixou abater , o foco dela estava muito bem definido , ela tinha um alvo , um objetivo...Nós também não devemos olhar para o que os outros têm feito pra nós , se estamos sendo acusados , se levantam calúnias contra nós ... Nosso foco deve estar muito bem definido. Ana provou o quanto era confiante quando respeitosamente respondeu ao sacerdote Eli que era uma mulher atribulada de espírito e que não havia bebido nada , somente estava derramando sua alma perante ao Senhor.Ana Sabia que o que ele precisava somente Deus podia dar , sendo assim  manteve seu coração no propósito.
Naquele momento Eli disse : Vai-te em paz , e o Deus de Israel te conceda a petição que fizeste. (vers17)Ana , quando recebeu essa palavra do sacerdote , sabia que havia recebido uma resposta de Deus.Mesmo porque naquele tempo a unica pessoa que poderia chegar até Deus era  somente o  sacerdote , no Santo dos Santos . Hoje nós temos livre acesso ao Pai.Será que temos aproveitado isso ? Em Hebreus 11:6  diz "´... Ele recompensa aqueles que o buscam." Basta Crer !!! Naquele momento Ana creu de todo o seu coração, com a mesma intensidade que orava a Deus , ela creu. E foi seu caminho , comeu, e o seu semblante já não era mais triste (vers 18). ALELUIA!!! Como Deus é tremendo ! O semblante de Ana já não era mais o mesmo! Esse Deus que Agiu na vida de Ana também quer agir na sua vida , ele quer mudar seu semblante , te dando uma alegria não só aparente , mas intensa que só quem conhece a Deus tem .Ana recebeu o que ela precisava , não só a resposta da sua oração , mas PAZ . Deus também quer te dar a Paz , não como o mundo a dá , mas a verdadeira paz que só em Cristo podemos ter .
Ana concebeu e passado o devido tempo teve um filho a quem o chamou de Samuel, e assim conforme prometera o entregou ao Senhor .

Então Jovem :

Entregue sua vida ao Senhor , confia nele , Ele , somente Ele ,  tem as respostas que você tem buscado . Devemos prosseguir cada dia com nossos corações firmados em Deus , devemos buscar a Deus com toda a intensidade da nossa alma , mesmo nos dias de angústias, de tribulações , Ele tem cuidado de nós , Ele tem lembrado de nós e principalmente Ele tem agido em nosso favor . Não deixe pra depois o que você pode fazer hoje , coloque a sua vida no altar do Senhor .
Basta crer !

1 comentários:

Josiel Dias disse...

Olá meus queridos irmãos, Graça e Paz.

Como é maravilhoso encontrarmos textos que nos fortaleça na fé, não é mesmo? Parabéns pelo maravilhoso trabalho, muito edificante.
Vivemos dias de tribulações e esfriamento na fé, e muitas heresias onde muitos estão se alimentando de alimentos não sólidos e contaminados sendo assim adoecem espiritualmente se não tratados morrem na fé. Nestes últimos dias tem Deus levantado, homens e mulheres com compromissos de divulgar a palavra de Deus em tempo ou fora de Tempo “Gloria a Deus” . Trazendo mensagens edificantes aos nossos corações. Como sempre tenho dito: Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Gostaria de aproveitar a oportunidade e compartilhar o nosso “blog”:Gostaríamos muito de contar com sua visita e comentários. Deus te abençoe ricamente.

“Mensagem Edificante para Alma”
http://josiel-dias.blogspot.com/


Josiel Dias
Cons. Missionário
Congregacional
Rio de Janeiro