quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Carta aos líderes de Jovens

Vocês tem noção do que estão fazendo e como estão fazendo?Você é líder de jovem , e agora ?
 Esses dias estava respondendo à um e-mail , me dei conta do quanto é importante saber a resposta dessa pergunta, tanto que responderia da seguinte forma :
A juventude atualmente tem sofrido as consequências da modernidade. Antes nada podia , agora TUDO pode : O importante é a minha felicidade ... Eu tenho que pensar em mim ... e por aí vai ..
O problema é quando isso ocorre dentro e fora da igreja , porque aí  não há diferença . Isso  torna o coração do jovem endurecido e insensível ao ponto de não ter e nem  ao menos querer ter um relacionamento sério com Deus .Lamentável perceber que atualmente a  maioria desses jovens  estão buscando liberdade , diversão e a felicidade ( muitas vezes a qualquer custo).E só isso que importa , satisfazer seu próprio EU sem pensar no outro e muito menos em Deus.Essa permissão tem gerado muita omissão, pois quantas vezes esses problemas não deixam de ser tratados? Você pode perguntar , mas como isso ? Antes de responder quero te fazer uma pergunta : Você está disposto a fazer o que é certo ? Se a resposta é Sim , quero te dizer que Deus escolheu você para mudar essa história , basta decidir se realmente está disposto a fazer o que é certo. No que diz respeito aos jovens dentro das igrejas ,outro fato lamentável , mas real , é que quando acontece essa  falta de relacionamento com Deus , demonstra que esses jovens são o reflexo da influencia do mundo na igreja , falo de um modo geral , não específico da SUA igreja  . A igreja tenta tanto se adequar à necessidades desses jovens que por muitas vezes “abrem mão” ou negociam o inegociável : A Palavra de Deus . É tanta Balada gospel , Show , festas sem sentido , onde o que vale é a diversão e só.Não quero parecer antiquada , tradicional , velha ... Mas os jovens hoje vão pra igreja através de uma motivação que muitas vezes não é a certa. Sem generalizar , ok ? Sou plenamente a favor de eventos , atividades diferenciadas e criativas  com jovens , mas SEMPRE , deve ter um fundo moral , espiritual  baseado na palavra de Deus . Isso é fazer discípulos. Chamar eles pra perto de vc , ficar atento aos problemas , dificuldades , alegrias de cada um deles ,instruir , mostrar o caminho... Lembre-se a Bíblia é o manual. Vc pode estar pensando : Claro , isso eu sei !Mas acho sempre válido lembrar : NUNCA  faça uma reunião sem mostrar um exemplo prático da palavra de Deus na vida deles . Peça pra Deus te orientar , ouça a voz de Deus para ministrar o que os corações dos seus jovens precisam . E aí sim , monte sua programação. Use de toda criatividade que Deus te deu e FIXE essa palavra na mente e no coração de cada um deles . Podemos te dar várias dicas de dinâmicas , vídeos que se adequam com a mensagem que você quer passar , mas lembre a Palavra de Deus é o ponto de partida .

Ore , peça a direção de Deus para que ele te capacite a ser um Líder que faz a vontade dele acima de todas as coisas !Parece estranho , mas o que mais tem hoje em dia são Lideres de jovens preocupados em ARRASAR , SER DESCOLADO , SER MODERNO ....

Você pode ser tudo isso sem abrir mãos de princípios Bíblicos , afinal de contas isso não se negocia ...
Isso me faz lembrar dos conselhos de Paulo à Timóteo , um deles em especial onde advertia sobre tempos difíceis e qual deveria ser o seu procedimento ... Que possamos cumprir CABALMENTE o nosso ministério.
Separei um trecho de II Tim 4:3-5 na versão da Bíblia Mensagem . Para refletir :

" Você descobrirá que daqui a um tempo o povo não vai mais ter estômago para ensino sólido , no entanto vão se encher de alimento espiritual estragados - mensagens cativantes que combinam com suas fantasias. Eles vão virar as costas para a verdade , vão trocá-la por ilusão. Mas você esteja atento ao que faz . Encare os tempos difíceis junto com os bons.Mantenha a mensagem viva. Faça um trabalho bem feito como servo de Deus."



0 comentários: