terça-feira, 30 de março de 2010

Tempo pra Deus



Não poderia deixar de postar e comentar esse vídeo. Todas as vezes que o assisto me emociono.Na verdade é impossível não se emocionar . Uma menina, que dedicou o seu tempo para ganhar vidas pra Jesus. Todos os seus dias eram comprometidos com a obra de Deus . Atualmente , a vida tem exigido de nós cada vez mais o nosso tempo. Temos trilhado caminhos que nos levam a conquistas vazias , terrenas , sendo que nossa prioridade deveria ser olhar para o que é eterno .Quando chegarmos diante de Deus o que teremos a oferecer? Mãos vazias? O que nós como Cristãos temos buscado ? Satisfazer a nossa vontade ou cumprir a vontade de Deus ?Como tem sido o seu tempo pra Deus ? Tem sido um tempo de qualidade?Na ocasião em que exibi esse vídeos aos jovens , pedi para que fizessemos uma reflexão:Temos aproveitado a nossa vida para fazer a vontade de Deus , propagar o amor de Deus ? No que temos dedicado o nosso tempo ?
Jovem :

Não ter tempo pra Deus é viver perdendo tempo !!!

"Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;" Eclesiastes 12 : 1

Como salvar vídeos do Youtube

Muitas vezes achamos algo interessante no youtube e gostaríamos de "baixar" em nossos computadores , para facilitar o uso , ou até mesmo colar  em uma apresentação do Power Point .Para isso existem alguns programas  que salvam o vídeo desejado direto no seu computador deixando-o disponível para o uso sem conexão com a internet e sem tempo de espera para carregar.Eu utilizo muito esse recurso , tem me ajudado bastante para ministração de alguns estudos , sendo assim , vamos compartilhar !!! Segue abaixo o  link que dá acesso ao download grátis do Vdownloader , é o que eu utilizo , e é bem simples .Basta copiar a URL do vídeo do Youtube e colar na barra na parte superior da tela , clique em baixar , e pronto , o video será salvo na pasta que você configurou na instalação.



 http://www.baixaki.com.br/download/vdownloader.htm


segunda-feira, 29 de março de 2010

Reflexão - A Crucificação de Cristo

"Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Isaías 53 : 5





Estava meditando nesse texto hoje , e não pude deixar de compartilhar com vocês.A páscoa se aproxima e cada vez mais as pessoas se preparam para a grande festa do chocolate. Festa essa , onde colelhinhos botam ovos , e presentear alguem querido é a única coisa com que as pessoas tem se ocupado. Devemos , como cristãos , lembrar não só nesses dias , mas todos os dias do sacrifício de Jesus na cruz .Sacrifício este que não podemos imaginar , o profeta Isaías descreve que ele foi "Moído" por nossas transgressões .Somos , por acaso, capazes de imaginar o que isso significa ? Em um Curso de Evangelismo Criativo que fizemos no Palavra da Vida em Atibaia ,recebemos um artigo de um médico francês ,Dr. Barbet , que descrevia com detalhes o que aconteceu com Jesus na Cruz partindo de um princípio médico.É impossível ler e não chorar , é impossível não se sentir tão especial em ver que Jesus passou por tudo isso por mim e por você .Certa vez citei esse texto aos jovens , achei muito válido , uma vez que muitos vêem esse sacrificio de maneira superficial , dizer que Jesus morreu na Cruz não descreve exatamente no que isso implica em questões de ferimentos , dor , tempo ... Jesus passou horas sofrendo ... Não foi rápido ... foi lentamente... É muito interessante pra eles entenderem realmente cada passo desse sofrimento.Nós Cristão devemos relamente entender esse sofrimento e agradecer a cada dia , pois nós não merecíamos , e mesmo assim esse amor tão grande nos atingiu .Ele  nos ama .E o que fazemos nós diante tamanha demostração de amor ? Medite nisso . Avalie-se .Arrependa-se.Entregue-se.Ele está de braços abertos para recebê-lo.

 
                     ASPECTOS MÉDICOS SOBRE A CRUCIFICAÇÃO DE CRISTO



O Relato abaixo foi feito pelo médico francês , Dr. Barbet:


"Eu sou um cirurgião, e dou aulas há algum tempo. Por treze anos vivi em companhia de cadáveres e durante a minha carreira estudei a fundo anatomia. Posso portanto escrever sem presunçãoa respeito de morte como aquela , a morte de Jesus.
Jesus entrou em agonia no Getsemani - escreve o evangelista Lucas - orava mais intensamente. "E seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra". O único evangelista que relata o fato é um médico, Lucas . E o faz com a precisão dum clínico. O suar sangue, ou "hematidrose", é um fenômeno raríssimo. Se produz em condições excepcionais: para provocá-lo é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo. O terror, o susto, a angústia terrível de sentir- se carregando todos os pecados dos homens devem ter esmagado Jesus. Tal tensão extrema produz o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas, o sangue se mistura ao suor e se concentra sobre a pele, e então escorre por todo o corpo até a terra.

Conhecemos a farsa do processo preparado pelo Sinédrio hebraico, o envio de Jesus a Pilatos e o desempate entre o procurador romano e Herodes. Pilatos cede, e então ordena a flagelação de Jesus. Os soldados despojam Jesus e o prendem pelo pulso a uma coluna do pátio. A flagelação se efetua com tiras de couro múltiplas sobre as quais são fixadas bolinhas de chumbo e de pequenos ossos. Os carrascos devem ter sido dois, um de cada lado, e de diferente estatura. Golpeiam com chibatadas a pele, já alterada por milhões de microscópicas hemorragias do suor de sangue. A pele se dilacera e se rompe; o sangue espirra. A cada golpe Jesus reage em um sobressalto de dor. As forças se esvaem; um suor frio lhe impregna a fronte, a cabeça gira em uma vertigem de náusea, calafrios lhe correm ao longo das costas. Se não estivesse preso no alto pelos pulsos, cairia em uma poça de sangue.
Depois o escárnio da coroação. Com longos espinhos, mais duros que aqueles da acácia, os algozes entrelaçam uma espécie de capacete e o aplicam sobre a cabeça. Os espinhos penetram no couro cabeludo fazendo-o sangrar (os cirurgiões sabem o quanto sangra o couro cabeludo).
Pilatos, depois de ter mostrado aquele homem dilacerado à multidão feroz, o entrega para ser crucificado. Colocam sobre os ombros de Jesus o grande braço horizontal da Cruz; pesa uns cinqüenta quilos. A estaca vertical já está plantada sobre o Calvário. Jesus caminha com os pés descalços pelas ruas de terreno irregulares, cheias de pedregulhos. Os soldados o puxam com as cordas. O percurso, é de cerca de 600 metros. Jesus, fatigado, arrasta um pé após o outro, freqüentemente cai sobre os joelhos. E os ombros de Jesus estão cobertos de chagas. Quando ele cai por terra, a viga lhe escapa, escorrega, e lhe esfola o dorso.

Sobre o Calvário tem início a crucificação. Os carrascos despojam o condenado, mas a sua túnica está colada nas chagas e tirá-la é atroz. Alguma vez vocês tiraram uma atadura de gaze de uma grande chaga? Não sofreram vocês mesmos esta experiência, que muitas vezes precisa de anestesia? Podem agora vos dar conta do que se trata. Cada fio de tecido adere à carne viva: ao levarem a túnica, se laceram as terminações nervosas postas em descoberto pelas chagas. Os carrascos dão um puxão violento. Como aquela dor atroz não provoca uma síncope? O sangue começa a escorrer.
Jesus é deitado de costas, as suas chagas se incrustam de pé e pedregulhos. Depositam-no sobre o braço horizontal da cruz. Os algozes tomam as medidas. Com uma broca, é feito um furo na madeira para facilitar a penetração dos pregos; horrível suplício! Os carrascos pegam um prego (um longo prego pontudo e quadrado), o apoiam sobre o pulso de Jesus, com um golpe certeiro de martelo o plantam e o rebatem sobre a madeira. Jesus deve ter contraído o rosto assustadoramente. No mesmo instante o seu pólice, com um movimento violento se posicionou opostamente na palma da mão; o nervo mediano foi lesado. Pode-se imaginar aquilo que Jesus deve ter provado; uma dor lancinante, agudíssima, que se difundiu pelos dedos, e espalhou-se, como uma língua de fogo, pelos ombros, lhe atingindo o cérebro. Uma dor mais insuportável que um homem possa provar, ou seja, aquela produzida pela lesão dos grandes troncos nervosos. De sólido provoca uma síncope e faz perder a consciência. Em Jesus não. Pelo menos se o nervo tivesse sido cortado! Ao contrário (constata-se experimentalmente com freqüência) o nervo foi destruído só em parte: a lesão do tronco nervoso permanece em contato com o prego: quando o corpo for suspenso na cruz, o nervo se esticará fortemente como uma corda de violino esticada sobre a cravelha. A cada solavanco, a cada movimento, vibrará despertando dores dilacerantes. Um suplício que durará três horas.
O carrasco e seu ajudante empunham a extremidade da trava; elevam Jesus, colocando-o primeiro sentado e depois em pé; conseqüentemente fazendo-o tombar para trás, o encostam na estaca vertical. Depois rapidamente encaixam o braço horizontal da cruz sobre a estaca vertical. Os ombros da vítima esfregaram dolorosamente sobre a madeira áspera. As pontas cortantes da grande coroa de espinhos o laceraram o crânio. A pobre cabeça de Jesus inclinou-se para frente, uma vez que a espessura do capacete o impedia de apoiar-se na madeira. Cada vez que o mártir levanta a cabeça, recomeçam pontadas agudíssimas.
Pregam-lhe os pés. Ao meio-dia Jesus tem sede. Não bebeu desde a tarde anterior. As feições são impressas, o vulto é uma máscara de sangue. A boca está semi-aberta e o lábio inferior começa a pender. A garganta, seca, lhe queima, mas ele não pode engolir. Tem sede. Um soldado lhe estende sobre a ponta de uma vara, uma esponja embebida em bebida ácida, em uso entre os militares. Tudo aquilo é uma tortura atroz. Um estranho fenômeno se produz no corpo de Jesus. Os músculos dos braços se enrijecem em uma contração que vai se acentuando: os deltóides, os bíceps esticados e levantados, os dedos se curvam. Se diria um ferido atingido de tétano, presa de uma horrível crise que não se pode descrever. A isto que os médicos chamam tetania, quando os sintomas se generalizam: os músculos do abdômen se enrijecem em ondas imóveis, em seguida aqueles entre as costelas, os do pescoço, e os respiratórios. A respiração se faz, pouco a pouco mais curta. O ar entra com um sibilo, mas não consegue mais sair. Jesus respira com o ápice dos pulmões. Tem sede de ar: como um asmático em plena crise, seu rosto pálido pouco a pouco se torna vermelho, depois se transforma num violeta purpúreo e enfim em cianítico. Jesus atingido pela asfixia, sufoca. Os pulmões cheios de ar não podem mais esvaziar-se. A fronte está impregnada de suor, os olhos saem fora de órbita. Que dores atrozes devem ter martelado o seu crânio! Mas o que acontece? Lentamente com um esforço sobre- humano, Jesus tomou um ponto de apoio sobre o prego dos pés. Esforçando-se a pequenos golpes, se eleva aliviando a tração dos braços. Os músculos do tórax se distendem. A respiração se torna mais ampla e profunda, os pulmões se esvaziam e o rosto recupera a palidez inicial. Porque este esforço? Porque Jesus quer falar: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem". Logo em seguida o corpo começa afrouxar-se de novo, e a asfixia recomeça.
Foram transmitidas sete frases pronunciadas por ele na cruz: cada vez que quer falar, deverá elevar-se tendo como apoio o prego dos pés, inimaginável! Enxames de moscas, grandes moscas verdes e azuis, zunem ao redor do seu corpo; irritam sobre o seu rosto, mas ele não pode enxotá-las. Pouco depois o céu escurece, o sol se esconde: de repente a temperatura se abaixa. Logo serão três da tarde. Jesus luta sempre: de vez em quando se eleve para respirar. A asfixia periódica do infeliz que está destroçado. Uma tortura que dura três horas. Todas as suas dores, a sede, as cãibras, a asfixia, o latejar dos nervos medianos, lhe arrancaram um lamento: "Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?". Jesus grita: "Tudo está consumado!". Em seguida num grande brado disse: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito". E morre". Em meu lugar e no Seu .

quinta-feira, 25 de março de 2010

Gincanas




Essa é uma dica para gincanas em acampamentos ou em eventos ao ar livre .Muitas dessas idéias aprendemos no Dia da Igreja- Palavra da Vida Atibaia.O Eduardo desenvolveu essa maratona para encerrar as gincanas do Acampamento que a nossa igreja realiza todos os anos durante o carnaval.Essas são gincanas de esforço físico , mas nós também desenvolvemos algumas gincanas Bíblicas e fora essa maratona tem muitas outras gincanas que em breve postaremos aqui também .
Nessa, o Eduardo enfatizou o trabalho em equipe , a importância de trabalharmos juntos em um só propósito e quão importante é que nós entendamos isso para colocarmos em prática em nossas vidas e na obra de Cristo.

Nosso Blog de Cara Nova !!!

Olá pessoal ! Esse é o primeiro dia do nosso blog com o novo layout .
Espero que gostem , foi desenvolvido pela Juliana  ela já fez a parte dela , agora nós vamos fazer a nossa , postando aqui muitos conteúdos legais que ajudaram ao nosso ministério e que agora poderá ajudar ao seu.

domingo, 21 de março de 2010

O Chamado de Deus

Esse é um estudo baseado no livro "Deus , o Senhor me chamou?- Série Temas atuais.É um estudo muito bom , profundo , é ideal para instruirmos os Jovens a não perderem tempo para servir a Deus .É um  estudo para que eles possam entender que devem aproveitar a sua juventude e os talentos que Deus lhes deu , realizando a vontade dele em suas vidas.Guardando em seus corações pois quando chegarem diante de Deus , ele os perguntará: O que tens nas mãos ?Eles , Nós , devemos estar preparados .No final da apresentação uso um clip que nos remete a isso .Videoclipe experimental dos adolescentes da Igreja Evangélica Batista El Shaddai em Maceió-AL.Editado por Eduardo Rocha e Roberto Júnior , da música Se eu pudesse imaginar por  Chris Duran e com cenas do filme "Apocalipse". http://www.youtube.com/watch?v=JNx3UOGPdyE.    Deus nos abençoou sobremodo com esse estudo , não somente nossos Jovens e adolescentes , mas também nós lideres  ,que pudemos relembrar do compromisso que firmamos com Cristo e o renovar com mais amor e ainda mais dedicação.

Preparem-se para fazer a vontade do Senhor ,
que é sob medida para cada um de nós !!!








sexta-feira, 19 de março de 2010

Super Dica



Olá pessoal , queria indicar pra vocês essa coleção de livros "Séries Atuais" . Eles tem temas muito bons que rendem ótimos estudos , e o melhor de tudo eles custam pouco. Nós sempre compramos no Palavra da Vida em Atibaia , mas achei tb nesse site na internet (só clicar no link abaixo) . Vale a pena conferir! A propósito , o estudo "Não morda a isca " foi baseado em um desses livrinhos .Como temos quase toda a coleção , sempre que desenvolvermos um estudo deles , postaremos aqui .Espero que gostem!


terça-feira, 9 de março de 2010

O que vai na sua cabeça ???



Olá pessoal , passeando pela net encontrei esse livro que é muito legal .Há uns 10 anos atrás já o utilizei em uma série de estudos .Ele possui um estudo muito bom sobre os pensamentos ,  ensina ao Jovem a controlar o seus impulsos , lembrando que tudo começa com um pensamento .Eu não tenho o estudo pronto em Power Point , quando eu o utilizei ainda usava o retroprojetor rsrs ( se alguém quiser as transparências kkkk) Esses dias mesmo estava lembrando desse estudo , estava pensando em associar com a famosa "Colheita Feliz " - que virou febre no orkut , aproveitar esse gancho para despertar o interesse. Caramba ! Já surgiram muitas ideias...
Então vou preparar a apresentação e assim que estiver pronto vou postar aqui.
Segue um trecho do livro , eu cito isso até hoje :

A lei da colheita


Você colhe o que planta.
Você colhe mais tarde o que planta.
Você colhe mais do que planta.
Os pensamentos que você planta no presente determinarão o estilo de vida que você colherá no futuro. Isto aconteceu a Davi, um homem segundo o coração de Deus. Isto pode acontecer a você. Portanto, é imperativo que você proteja sua mente de pensamentos errados.

Treinando Jovens e Adolescentes para Evangelizar




Esse  é um estudo que montamos para os nossos Jovens para ensiná-los a evangelizar . Nele nós explicamos a importancia do evangelismo , e porque devemos evangelizar. Descrevemos os 5 pontos da salvação e trazemos o evangelismo a realidade deles , ensinando que todos os dias e  a todo momento existem jovens como eles caminhando  para o abismo que leva à morte .E que existem maneiras de curá-los depois
que já estiverem nessa situação , é o caso dos hospitais , clinicas de Recuperação... Mas se nós quisermos podemos evitar que mais jovens caiam nesse abismo , criando uma barreira para que os impeçam . E essa barreira se chama  Evangelismo.É essa a nossa proposta . Prepará-los para saber evangelizar e ter esse propósito no coração.Esse estudo está bem simples no Power Point , a primeira parte foi baseada em um curso que fizemos na Jornada da Juventude no seminário Palavra da Vida em Atibaia em uma aula muito legal que tivemos com o missionário Ken . E a segunda parte , em um folheto chamado "Posso te fazer uma pergunta?"  , Esse folheto utiliza o método das boas e más notícias para evangelizar. Depois tenho também uma pequena apostila com todo o conteudo do estudo .
Aproveitem ,e utilizem , adaptem a  realidade da sua igreja e acima de tudo coloque em prática.

"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que anunciam as Boas Novas." Romanos 10:14-15
 Segue abaixo link para download :

http://www.4shared.com/zip/YPUthdfb/Evangelismo_criativo_-_ok.html

Evangelismo Criativo

Em breve postarei aqui algumas idéias para que você possa realizar Evangelismo Criativo com seus Jovens e Adolescentes . Serão atividades que podem ser desempenhadas ao ar livre , em praças , escolas , enfim ...
Algumas dessas idéias aprendemos quando fizemos um Módulo no CTL - Curso de treinamento de líderes No Seminário Palavra da Vida em Atibaia e outras nós mesmos adaptamos para pregar o evangelho Para isso prepararemos pequenos vídeos ensinando passo a passo cada uma das idéias.Aguardem ...

segunda-feira, 8 de março de 2010

Talentos - Mateus 25:14-34



Bem pessoal , essa é uma idéia muito simples , mas que conseguimos passar uma mensagem , criar um desafio e ainda levantar um caixa para o ministerio de Jovens da sua igreja.
Há alguns meses atras realizamos essa dinâmica em nossa igreja e o resultado foi bastante positivo em todos os sentidos . A Dinâmica é a seguinte:

Entregamos a cada um dos Jovens e Adolescentes da igreja R$5,00 ( cinco reais ) E demos a cada um deles o prazo de 15 dias para multiplicarem os seus talentos .Na ocasião simplesmente citamos a mensagem escrita no livro de Mateus .Aconteceu de tudo rsrs. Teve gente que confeccionou chaveiros de miçangas para vender , outros venderam pudins , balas de goma , paçocas ... Mas também tivemos algumas pessoas que quando se passaram 15 dias não tinham feito nada com o talento que tinhamos dado.

Passados os quinze dias realizamos o culto dos talentos , e neste , chamamos um a um para contar-nos como foi a experiência .Foi muito interessante !Tivemos depoimentos muito engraçados , pois foi muito dificil pra eles decidirem o que iam fazer e também não desistirem de desempenhar o que lhes era proposto.Sendo assim , simultaneamente iamos anotando em uma planilha no Data show todos os dados , em uma espécie de Ranking .Quem multiplicou mais em nosso grupo foi o Rafael , vendendo paçocas na rua ...De R$ 5,00 ele conseguiu fazer R$ 22,00. Da mesma forma que alguns realizaram o desafio , houveram 3 pessoas que não o realizaram. Nesses, a gente escrevia na planilha : Enterrou o talento.(Tudo com seriedade , mas de maneira descontraída , para que não fosse causado nenhum tipo de constrangimento , afinal , não é esse o objetivo da dinâmica).

Depois desse momento , o Eduardo explicou a parabola dos talentos ,levantando o seguinte ponto para reflexão:

"Se eles ficaram nervosos , ansiosos , angustiados por conta da responsabilidade que eles tinham com o dinheiro da igreja , imaginem com o talento que Deus nos deu e nos confiou também .Quantas pessoas não tem enterrado os seus talentos ? Aproveite o que Deus confiou em suas mãos ."

Através dessa dinâmica você poderá ensinar aos seus jovens e adolescentes o tamanho da responsabilidade que Deus os confiou ,e para isso você poderá levá-los ao conserto , restauração , santificação para que possam estar prontos para toda boa obra.

domingo, 7 de março de 2010

Estudo Correndo para o Alvo


Esse estudo foi desenvolvido pelo meu marido Eduardo ,sobre a carreira que nos é proposta .É uma palavra de incentivo .Nos mostra Biblicamente que nos motiva a nunca desistir .Vale a pena lembrar que o slide é pronto para ser usado , ou seja , nele tem apenas o esboço do estudo para que não se torne muito cansativo . Espero que gostem ...

Pesquisando na net , outro dia achei  essa imagem .Ao mesmo tempo que é uma ilustração engraçada , me leva a refletir e pensar : Na obra de Cristo , as coisas devem ser dessa forma .  Devemos nos apoiar uns nos outros .É tão bom saber que temos alguem com quem podemos contar , para nos ajudar nessa jornada que é a vida Cristã .Nós devemos estar prontos a todo e qualquer momento para servir a Deus e aos nossos irmãos .Seja para ajudar materialmente , espiritualmente ou até mesmo com o serviço.Por que não ? Precisamos estar dispostos a levar o fardo de nossos irmãos para que possamos cumprir com excelência a lei de Cristo.

Estudo sobre a Tentação



Esse também é um estudo bem legal sobre a tentação.Na ocasião em que usamos os jovens foram muito tocados e foi muito legal .Recentemente , meu marido Eduardo , o utilizou durante uma pregação no culto à noite , no domingo mesmo , também foi muito jóia . É muito importante ensinarmos o perigo da tentação e como resisti-las .Espero que seja muito útil para vcs.

Estudo sobre Os Evangelhos - Parte 1



Olá pessoal ,finalmente decidi que cara teria o meu blog e como poderia ajudar pessoas que como eu todos os sábados tem a árdua (porém gratificante) tarefa de preparar um reunião para seus Jovens e Adolescentes na Igreja .Eu e meu maridodesenvolvemos nossas idéias durante a semana , mas colocá-las realmente em ordem e em prática somente no sábado mesmo . Graças a Deus estamos conseguindo desempenhar o nosso trabalho . Desafiamos a cada dia nossos Jovens a Ler a Bíblia e acima de tudo praticá-la , mas decidimos nesse mês de Março desenvolver um estudo sobre os 4 Evangelhos . Decidi postar a apresentação aqui.Talvez você deva estar procurando por algu tipo de material , esse é só o primeiro de muitos que postaremos por aqui.Espero ajudar a todos . Deus os abençoe.Esse estudo é baseado no livro "Estudo Panorâmico da Bíblia-Ed. Vida "

Obs: No quarto slide há uma citação sobre "Por que 4 evangelhos?" Segundo a autora do livro :Henrietta C. Mears 4 é  o numero da terra,baseando-se na parabola do semeador , por serem 4solos... Na ocasião em que ministrei esse estudo utilizei esse slide para demonstrar que existem muitas especulações a esse respeito, mas que biblicamente falando , não temos nenhuma explicação concreta.